A CURA DA ALMA

A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma, o testemunho do Senhor é fiel e da sabedoria aos símplices.  Salmos 19:7
Eu dizia Senhor; tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti.  Salmos 41:4
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? Salmos 42:2 e 5
Por que estás abatida oh, minha alma? E por que te perturbas em mim? Espera em Deus pois ainda o louvarei na salvação da sua presença. Salmos 42:5

O que é alma?
É principio de vida. Principio espiritual do homem. Conjunto das funções psíquicas e dos estados de consciência do ser humano que lhe determina o comportamento. Sede dos afetos, dos sentimentos, das paixões.

Esta sede dos afetos e das emoções recebe constantemente dardos que estremecem e transtornam o comportamento e a saúde. Os reflexos são registrados no corpo físico.

Muitas enfermidades do corpo são produtos do desequilíbrio dos sentimentos da alma. Nem sempre os médicos conseguem localizar as raízes do mal e das enfermidades.

Em provérbios 4:23 está escrito: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”.

Este coração deve ser este principio espiritual do homem. O lugar das funções dos estados da consciência. Quando Deus tem acesso absoluto a “este principio de vida”, podemos estar livres das invasões perniciosas que trazem enfermidades á nossa alma.

De acordo com a expressão do salmista o pecado leva enfermidades para a alma. O reconhecimento do pecado e a busca do perdão são meios valiosos para a cura da alma.

Fomos criados á imagem e semelhança do nosso Deus com a liberdade de escolhas e decisões; atitudes estas que devem ser tomadas de forma correta e definida.

Temos capacidade intelectual e espiritual para decidir o caminho que devemos andar.

O direcionamento da Palavra é: Buscar primeiramente o reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas.

As enfermidades da alma são conseqüências das nossas escolhas e decisões. O convite de Jesus foi: Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.

O exemplo do homem de Nazaré deve ser observado e seguido por aqueles que desejam e precisam ter a alma curada. Existem muitas causas da enfermidade da alma. Problemas da infância, questões familiares, rejeições, agressões, falta de conhecimento da Palavra, distúrbios da saúde.

As frustrações no casamento, na profissão, nos relacionamentos são causas de enfermidades da alma. Psiquiatras, psicólogos, pastores muitas vezes não conseguem orientar as pessoas que estão com a alma enferma.

Através da Palavra de Deus podemos encontrar a direção segura para a fonte de águas que curam. A palavra nos ensina sobre a confissão e o perdão. O reconhecimento do erro dá inicia a cura da alma.

Através da Palavra podemos reavivar a memória e trazer á luz o que estava oculto. O esquecimento sem perdão conserva as mágoas. Confissão, perdão, arrependimento e abertura de alma são meios para a cura da alma.

Jesus veio ao mundo para nos salvar e a Palavra diz que Ele levou sobre si as nossas dores, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados.

As dores que Jesus levou sobre si são as profundas dores da alma que não são curadas com porções medicinais e farmacêuticas. Alguns distúrbios podem ser controlados, mas, a verdadeira cura vem através da Palavra de Deus que é viva e eficaz.

Jesus disse: O meu jugo é suave e o meu fardo é leve. O texto bíblico diz: Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.


Tomais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.
Este coração não é o músculo agitado que temos dentro do peito, mas, é esta sede dos sentimentos e dos afetos que deve ser controlada pelo sopro divino.

O pecado resulta em tristeza, medo, dúvida, depressões. A confissão nos leva de volta ao equilíbrio emocional saudável. O texto bíblico diz que “olhando para Jesus o Autor e Consumidor da nossa fé” de cara descoberta.

Uma direção segura para os que desejam ter a alma totalmente curada. Na Palavra de Deus encontramos os meios para adquirirmos a cura definitiva da nossa alma.

Não podemos esconder, guardar, reservar queixas e dores, mas, devemos ser lavados com a água viva e pura que é a Palavra de Deus.

A Palavra nos ordena: Confessai as vossas culpas uns aos outros. O perdão é a chave da cura. Perdão é remissão de culpa. A falta de perdão nos leva a depressão, fuga, rejeição e ódio.

A mulher adúltera recebeu de Jesus a palavra de cura e livramento. “Perdoado são os teus pecados”. As lembranças negativas da infância trazem doenças muitas vezes incuráveis.Palavras amaldiçoadoras marcam a alma e adoecem o corpo. A alma também é considerada o conjunto das funções psíquicas e dos estados de consciência do ser humano que lhe determina o comportamento, embora não tenha realidade física ou material.

Como podemos ou devemos alimentar este conjunto de funções psíquicas?

Como podemos suprir e sustentar esta sede das emoções?


Alguns tentam suprir com excesso de alimentação, com exagero de diversões e comportamento descontrolado. As enfermidades da alma se manifestam de várias maneiras: medo, complexos, agressões, timidez, dores de cabeça, insônia e há casos de enfermidades graves e incuráveis.

Muitas enfermidades se refletem no corpo de formas variadas. Jesus disse: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou mando e humilde de coração e, encontrareis descanso para as vossas almas”.

Opressão e cansaço são enfermidade provindas da alma. Assim como os exercícios físicos fazem bem ao corpo também o exercício espiritual faz bem á alma. Muitas vezes nós chegamos á conclusão de que realmente não valemos nada, mas, Deus nos ama, nos recebe, nos restaura e salva.

Os medicamentos são usados com definição e métodos; assim também deve ser o tratamento da nossa alma. Oração, jejum, confissão, leitura bíblica. Muitas vezes precisamos de acompanhamentos e orientações.

Assim como alguns remédios não são bem orientados também existem conselhos que não conduzem a um fim agradável e certo.

As pessoas que se dispõem ao aconselhamento devem estar seguras e equilibradas na fé.

Muitas pessoas são curadas com uma dose poderosa da Palavra da verdade. Jesus disse á mulher: a tua fé te curou.

A fé verdadeira nos traz não só a cura do corpo como também a cura da alma.Através da fé recebemos a cura da alma e do corpo. Podemos vencer os traumas, os complexos e as doenças da alma, se formos alimentado com o pão vivo que desceu dos céus.

Algumas causas da depressão e das enfermidades da alma: Ganância, inveja, ignorância, falta de conhecimento da Palavra. Quando conhecemos os verdadeiros valores da vida podemos superar os fracassos, as depressões e as doenças da alma.

A ligação constante com o Amado da nossa alma nos leva a conhecer os verdadeiros valores desta vida. Amar ao próximo como a si mesmo é um remédio poderoso contra a depressão. Enxugar as lágrimas dos que choram. Saciar a fome e a sede dos que padecem.

Anunciar o evangelho aos que sofrem e padecem na escuridão do pecado. São alguns meios que nos levam a completa cura da alma.

A vinda de Cristo ao mundo teve o propósito divino de resgatar o homem perdido, enfermo e necessitado. O caminho certo da cura é abrir o coração para o médico dos médicos e seguir a receita que Ele tem para cada vida.

Aplique estes ensinamentos para a sua vida e você será feliz.

Que Deus abençoe a sua vida.

Esmeralda Campelo

© 2009-2013 - PASTORA ESMERALDA CAMPELO VILELA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Desenvolvido por